IA nas buscas: o que muda para sites B2B?

Na jornada de descoberta e compra no B2B, o site do fornecedor é um dos principais canais visitados pelos tomadores de decisão. No entanto, com a inteligência artificial (IA) mudando a forma como as informações são encontradas, o papel dos sites no B2B pode se tornar incerto.

Mas será que a integração da IA no principal buscador do mundo significará o fim do seu site? Depende.

Continue lendo esta newsletter para descobrir alguns pontos importantes a serem considerados.

IA no buscador: uma aliada ou inimiga do seu site B2B?

A presença da IA em nossas plataformas cresce a cada dia, e essa tendência é inevitável. No caso dos mecanismos de busca, há dúvidas sobre seu impacto no SEO. Uma pesquisa da Gartner prevê uma queda de 25% no tráfego orgânico até 2026. Por outro lado, pesquisas do Google indicam que sites mais otimizados podem ter um aumento significativo no tráfego ao serem citados em resumos gerados por IA.

Leia nossas dicas abaixo para preparar o seu site para a era da IA:

1. Brand Content para descoberta de marca 

Para o marketing B2B, onde o branded content e o inbound marketing são essenciais, a IA pode ser uma grande aliada no SEO. 

Do lado do cliente, a IA auxiliará cada vez mais os decisores a compreenderem melhor seus próprios desafios, dúvidas e a receberem sugestões de soluções. No caso de buscas realizadas nos mecanismos de busca, a IA generativa pode ser sua grande aliada, caso ela consiga identificar o seu site como autoridade no assunto. Algumas formas de ganhar autoridade são:

Estudos e pesquisas autorais: produza conteúdos originais que ofereçam uma contribuição única da sua marca para o setor.

Domínio do problema: aborde problemas que seu público-alvo vivencia com uma perspectiva diferenciada.

Colaborações: reconheça e mencione especialistas do setor para criar conteúdos conjuntos que aumentem a credibilidade e a conexão da sua marca.

Content para validação de escolhas

Com indexadores e IA coletando todo tipo de informação na internet, seu potencial cliente terá cada vez mais facilidade para comparar os pontos fortes e fracos de cada fornecedor. Nesse contexto, posicionar-se de forma estratégica para informar a IA corretamente é crucial para a estratégia SEO.

A transparência se torna fundamental. Omitir comparações com seus concorrentes fará com que a IA as faça por você, expondo pontos negativos equivocadamente e prejudicando sua reputação.

Abrace a honestidade e a clareza. Seja transparente sobre seus pontos de diferenciação, utilize dados comparativos para mostrar como sua empresa se destaca e demonstre confiança em suas soluções.

Na prática, explorar depoimentos de clientes e estudos de caso no seu site são ferramentas poderosas para validar sua expertise e construir confiança com os tomadores de decisão. Mostre como sua empresa ajudou outras empresas a superar seus desafios.

O futuro dos buscadores pode estar em jogo, mas uma coisa é certa: as empresas que oferecem experiências com autonomia aos usuários, apresentam uma perspectiva única sobre os problemas enfrentados pelos decisores e destacam claramente seus diferenciais, estão bem posicionadas para o novo normal na busca.

A importância do site no marketing B2B: mais do que uma vitrine

Ter um website no marketing B2B continua sendo um ativo essencial, e essa importância vai além de ser uma simples vitrine digital. Apesar de subestimado, ele serve como uma plataforma estratégica para posicionar bem uma empresa na descoberta digital e desempenha um papel no processo de compra B2B.

Vamos explorar alguns motivos:

Experiência com a sua marca sem perder a autonomia

75% dos compradores B2B preferem uma jornada de compra sem a necessidade de representantes. Um site bem projetado é capaz de oferecer uma experiência de autoatendimento ao comprador. Ele deve permitir que os compradores encontrem as informações de que precisam de maneira independente. Ao fazer isso, o seu site também se torna mais propenso a ser encontrado pelos indexadores de mecanismos de busca.

Lembre-se: seu site B2B não é apenas uma vitrine online. Ele pode ser um guia essencial para que seus prospects entendam seus próprios desafios e validem suas escolhas.

Em um cenário em que o prospect se depara com diversas opções e todas parecem ser iguais, seu site deve ser uma fonte de alívio. Deve destacar os diferenciais da sua empresa de forma clara e convincente, além de fornecer insights que ajudam os prospects a discernir entre as opções e tomar decisões informadas. Ao oferecer uma perspectiva única do mercado do cliente e abordar os desafios comuns enfrentados pelos clientes no setor, seu site se torna um guia confiável em meio a dúvidas.

O seu site deve ajudar o comprador a repensar os seus próprios desafios

O seu site pode auxiliar o comprador a repensar seus próprios desafios. Cerca de 95% dos compradores B2B não estão prontos para fazer uma compra no momento em que são abordados (B2B institute). Eles precisam de ajuda para dar o primeiro passo com autonomia, através de conteúdo educativo e informativo que os ajude a compreender seus desafios e a comparar opções. 

Trata-se de criar interações digitais orientadas por valor: ao implantar estratégias focadas no enquadramento e na afirmação de valor em vários canais e conteúdos, sua empresa pode impactar significativamente a jornada de compra. Essa abordagem envolve a criação de interações que articulam os benefícios tangíveis, como recursos e funcionalidades, e intangíveis, como confiança e credibilidade, dos produtos ou serviços, impulsionando assim resultados mais sustentáveis.

Seu site como parte da experiência

A IA redefinirá a forma como os decisores encontram e interagem com os conteúdos em websites. O Google promete um aumento nas visitas aos sites através da menção a links relevantes em seus resumos gerados por IA. 

Portanto, não deixe que seu site se torne um ponto negativo nessa experiência tão conveniente proporcionada pela IA no buscador. Saiba explorar essa mudança e garantir que sua empresa seja apresentada corretamente e se torne uma fonte relevante de informação mencionada pela IA. Para saber mais sobre como aplicar isso na prática em sua estratégia de SEO, entre em contato conosco.

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Ingrid Andrade

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Fundadora da OFF GRID martech
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