✅️ Com IPCA-15 sinalizando retomada de tendência baixista da inflação no Brasil, os juros cederam um pouco no mercado futuro, especialmente nos prazos mais curtos, embora ainda estejam acima do patamar de março.
🗓 Cenário externo pode limitar queda de juros no Brasil se, nos EUA, os juros não caírem. Na quarta, 01/05, o Federal Reserve (Fed) toma nova decisão a respeito, com um olho na economia, que dá sinais de desaceleração, e outro olho na inflação, que vai estacionando em patamar relativamente elevado, acima da meta.
✅️ Confiança da indústria aumentou 0,3 ponto em abril após primeiro trimestre positivo, informou a FGV IBRE <https://portalibre.fgv.br/noticias/com-primeiro-trimestre-positivo-confianca-da-industria-segue-avancando>. De um modo geral, as expectativas estão melhorando pelos programas e estímulos governamentais para o setor, além dos dados de atividade econômica neste começo do ano, que vão se revelando melhores do que o se projetava.
🚨 O FGV IBRE indica que estoques elevados são um desafio no momento. Para os próximos três meses, espera-se queda na produção, projeta o instituto.
🚨 Dólar em alta desde o início do ano preocupa, pelo impacto nos custos do produtor e na inflação doméstica. A moeda norte-americana recuou na semana, mas continua em região de topo no ano, acima dos R$ 5,10, valorizada pelos juros elevados nos EUA.