Quais dados realmente importam para quem precisa tomar decisões de marketing?
Não é raro encontrarmos executivos frustrados com os dados que lhes são apresentados. Na era do big data, há números e gráficos para quase tudo, mas muitas vezes o tomador de decisão não vê como eles podem ajudá-lo de fato em suas escolhas reais.
Para superar o divórcio entre dados e decisões, nós recorremos na OFF GRID a métodos e técnicas de decision intelligence. A abordagem tem sido incorporada em nossas soluções de marketing analytics.
Neste artigo, explicarei como usamos o Decision Intelligence Canvas (DIC), uma das ferramentas dessa metodologia, que adaptamos do diagrama causal proposto por Lorien Pratt.
O que é uma decisão?
O que é uma decisão? A definição varia de acordo com o contexto. Nos negócios, uma decisão corresponde geralmente à escolha de um curso de ação que pode levar a determinados resultados.
De fato, decisões produzem efeitos. Com um pouco de sorte, tais efeitos geram os resultados desejados.
Por que sorte? Fatores externos, que a empresa não controla, podem interferir nessa cadeia de causas e efeitos de forma inesperada.
Para apoiar de fato a tomada de decisões, o seu Marketing Analytics precisa de decision intelligence.
O ponto de partida é levantar quais decisões você toma, começando pelas mais estratégicas. Depois você precisa entender como como cada uma delas pode levar aos resultados pretendidos.
Decision Intelligence no Marketing
Nesse processo, usamos o Decision Intelligence Canvas (DIC). Algumas questões podem ajudá-lo na elaboração do seu primeiro canvas:
1) Você conhece os efeitos de suas decisões? Sabe como elas podem levar aos resultados almejados? (Exemplo: investimentos em propaganda > aumentam o recall > elevam a taxa de click through em promoções de vendas > aumentam as vendas);
2) Você monitora fatores externos que podem interferir nesse processo? (Exemplo: o índice de confiança do consumidor (no B2B, o empresarial), que, se estiver deprimido, pode reduzir a performance de suas campanhas de vendas);
3) Você confere se os efeitos reais das suas decisões são aqueles que você esperava? Eles produziram os resultados pretendidos?
4) Você ajusta seu modelo de tomada de decisão continuamente de acordo com tais dados?
Sem abordar sistematicamente a tomada de decisões, o marketing analytics tem valor limitado para executivos e empresários (produz pouco conhecimento útil para a tomada de decisão efetiva).
O papel da inteligência artificial na Decision Intelligence
Com a ajuda da Inteligência Artificial (IA), além de ganharmos agilidade no design de decisões, podemos torná-lo mais rico, contemplando correlações que estavam fora do nosso radar.
Além disso, a IA nos ajuda a analisar rapidamente, quase sem lacunas, os efeitos e os resultados das nossas decisões, refinando continuamente nossa decision intelligence (algumas decisões podem ser automatizadas também, especialmente as mais rotineiras, com menos exposição a fatores externos e eticamente asseguradas).
Decision Intelligence para analistas de marketing
Na OFF GRID martech temos uma solução de decision intelligence em desenvolvimento: o HitBoard para marketing analytics.
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